




1.APRESENTAÇÃO:
A comunidade escolar do Centro de Educação de Jovens e Adultos Dr. José Nilson Osterne de Oliveira, preocupada com a abordagem de temas sociais urgentes, proporcionará a toda sociedade jaguaribana este importante evento educativo, cultural e social, tendo como foco a temática “Rio Jaguaribe”, com os seguintes objetivos:
Sensibilizar toda comunidade do Vale do Jaguaribe para refletir sobre a situação em que se encontra o Rio Jaguaribe, priorizando a sua preservação cotidiana;
Aprofundar a temática “Rio Jaguaribe” no âmbito do CEJA, mas estabelecendo diálogo com a comunidade local, instituições parceiras para a problemática atual, sugerindo possíveis iniciativas (alternativas individuais e coletivas para minimizá-la gradativamente);
Apresentar à sociedade as mudanças geomorfológicas, ambientais, o regime hidrológico, o barramento do fluxo natural, os problemas que mais afetam o rio Jaguaribe, através de diferentes linguagens.
2.BREVE HISTÓRICO
Rio Jaguaribe, denominado “rio das onças” (jaguar-y-pe, vem do tupi guarani) banha o Estado do Ceará, ocupando cerca de 51,9% da área total (estado), equivalente a 75.669 Km2 , sendo então o maior curso de água do território cearense com 610 Km de extensão. Os seus principais afluentes são: Rio Salgado e Rio Banabuiú.
A sua nascente localiza-se na serra da joaninha, no município de Tauá/CE, tendo a foz na divisa entre Aracati e Fortim/CE.
Um dia considerado o maior rio seco do mundo, atualmente o Rio Jaguaribe está perenizado, visto que no seu leito foram construídos os dois grandes açudes cearenses: o Orós e o Castanhão.
Ressalta-se que o barramento do fluxo natural do rio, no alto, médio e/ou baixos cursos, inserido na política de gestão das águas do estado, alterou significamente sua vazão na foz, que no início do século XX era de 200m3/s para menos de 40m3/s nos dias atuais.
Atualmente, o Rio Jaguaribe está sendo mutilado, degradado, sofrendo assoreamento, recebendo muito lixo, esgotos, além de ser alvo de descaso dos governantes e população que vivem às suas margens, muitas vezes contribuindo para que a situação se agrave.
O XI CEJARTE CULTURA 2009 será realizado tendo como norte a temática “Rio Jaguaribe: Se não há mais jaguar, se salve o rio!”, tendo como finalidade a sensibilização da comunidade jaguaribana pra respeitar e preservar o Rio Jaguaribe, para que o mesmo continue vivo, exibindo suas águas belas e sinuosas como no passado e, principalmente seja cuidado por cada um de nós cotidianamente.
1.PÚBLICO ALVO:
Alunos, professores e funcionários, toda a comunidade escolar e demais pessoas da sociedade.
2.ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
Sensibilização junto a Professores e Alunos para desenvolvimento das atividades propostas
Aprofundamento sobre o assunto nas atividades de sala de aula através de estudos, pesquisas na internet, debates, exposição de trabalhos. (Professores e Alunos)
Aula de Campo - Visitas ao Rio para estudos de campo; (Professores e Alunos)
Fotos e Filmagens; (Professores e Alunos)
Entrevistas a moradores ribeirinhos; ( Professores e Alunos)
Concursos de Poesias sobre o rio; (Alunos)
1.CUMINÂNCIA DO PROJETO –
Exposição de trabalhos - XI CEJART
Coral Funcionários e Alunos do PAPI - Hino do Rio Jaguaribe
Peça Teatral;
Poesias;
Canção de Viola;
Palestra pela Comissão do S.O.S Jaguaribe
Apresentação e Exposição de Fotos Históricas
Apresentação de Documentário;
2.CONTEÚDOS TRABALHADOS
LÍNGUA PORTUGUESA: Leitura e Produção Textual;
ARTE: Arte Cênica;
MATEMÁTICA: Medidas, Gráficos, Economia;
BIOLOGIA: Biodiversidade- Fauna e Flora, Vegetação;
QUÍMICA: Poluição Ambiental; Produtos Químicos utilizados por moradores ribeirinhos;
HISTÓRIA: Impactos Ambientais no longo da história, História das Localidades, Fatos Históricos;
GEOGRAFIA: Localização, Hidrografia, Recursos Hídricos, Degradação Ambiental;
Sociologia: Cultura dos Moradores Ribeirinhos, Conscientização da população para melhoria recuperação do Rio Jaguaribe.
3.INTERDISCIPLINARIDADE
As atividades foram trabalhadas de forma interdisciplinar, buscando integração nas diversas áreas do conhecimento, bem como disciplinas sempre em consonância com os PCNs.
4. AVALIAÇÃO
A avaliação acontece no processo de forma flexível, conforme necessidade de adaptações e mudanças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário