ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO
CEJA DR. JOSÉ NILSON OSTERNE DE OLIVEIRA
LIMOEIRO DO NORTE – CEARÁ
“CEJA – RUMO À CIDADANIA”
1.FUNÇAO
O Ceja cumpre o papel de uma escola includente, oferecendo formas alternativas de aprendizagem, para um público bem diversificado.
2.MATRÍCULA
A matrícula no Ceja acontece todos os dias letivos do ano, para o sistema modular (semi-presencial) e para as salas presenciais. Quando o aluno prefere uma sala presencial, matricula-se e aguarda a formação da turma e ou o início de uma disciplina nas salas em funcionamento. Para se matricular é necessário: três fotos 3x4; xerox da identidade, uma pasta escolar e apresentar outros documentos.
3.HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Todos os dias úteis durante o ano, de 7:00h às 22:00h ininterruptamente.
4.FREQUÊNCIA
Para o aluno do sistema modular, não é exigida a frequência diariamente, pois ele comparece à escola quando lhe é mais conveniente. Quando ele opta pela sala presencial, obedece à legislação vigente, ou seja, 75% de frequência em cada disciplina, exceto o aluno trabalhador (devidamente justificado), que terá sua situação analisada pelo professor.
5.CURSOS OFERECIDOS
5.1.ALFABETIZAÇÃO – jovens e adultos a partir de 15 anos, não alfabetizados.
5.2.ACELARAÇÃO/NIVELAMENTO – jovens e adultos em nível de 1ª a 4ª série.
5.3.ENSINO FUNDAMENTAL – jovens e adultos em nível de 5ª a 9ª série.
5.4.ENSINO MÉDIO – jovens e adultos a partir de 18 anos. Poderá ou não ter concluído o ensino fundamental.
5.5.EXAMES SUPLETIVOS – Ensino fundamental e médio.
5.6.CIRCULAÇÃO DE ESTUDOS – jovens e adultos que faltam cursar somente a 9ª série (fundamental) e o 3º ano (médio).
5.7.APROVEITAMENTO DE ESTUDOS – jovens e adultos que já fizeram algumas séries e querem continuar os estudos.
5.8.PROGRESSÃO PARCIAL – (dependência) – alunos que ficaram reprovados em algumas disciplinas, em escolas regulares. Esses alunos trazem uma declaração das devidas disciplinas e quando concluídas, o CEJA espede os resultados para a escola de origem. Se o aluno estiver pagando disciplina do 3º ano (médio), a certificação será feita pelo CEJA.
6.ATENDIMENTO AO ALUNO
Ao chegar ao CEJA, o aluno do sistema modular dirige-se à recepção, onde recebe a ficha de acompanhamento que será entregue ao professor da disciplina que está cursando. O professor orienta, esclarece as dúvidas, corrige as atividades e o encaminha à sala de avaliação. O aluno atingindo a média 70, devolve o módulo e recebe o próximo módulo e assim sucessivamente. Nas salas presenciais segue-se a mesma organização e cumprimento das normas das salas de aulas convencionais. O aluno para receber este atendimento precisa estar vestido adequadamente.
7.AMBIENTES DE APRENDIZAGEM
7.1.RECEPÇÃO – é o setor que recepciona e orienta o aluno e o encaminha para o atendimento solicitado.
7.2.SASP – Serviço de Assessoramento Pedagógico – matricula e orienta o aluno quanto a metodologia e ao funcionamento do CEJA. Apóia a organização e acompanha as atividades de planejamento, projetos alternativos de aprendizagem, comemorações e eventos sócio-culturais da escola.
7.3.SALA DE ORIENTAÇÃO – é o local de atendimento presencial onde o aluno apresenta seus exercícios e tem acesso às explicações e orientações dos professores.
7.4.SALA DE AVALIAÇÃO – é o local onde os alunos fazem a avaliação logo após o estudo do módulo, a resolução dos exercícios e a passagem pela sala de orientação.
7.5.CENTRO DE MULTIMEIOS – composto por biblioteca, sala de estudo, vídeos, computador etc, onde o atende o aluno para desenvolvimento da aprendizagem.
7.6.LEI - LABORATÓRIO EDUCACIONAL DE INFORMÁTICA – sala climatizada, com 17 computadores instalados com internet, equipamento de DVD, notebook e data show, onde os alunos são levados pelos professores das salas presenciais para assistirem aulas, realizarem pesquisas e resolverem exercícios, também são desenvolvidos vários cursos.
7.7.LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS – FÍSICA, QUÍMICA E BIOLOGIA – laboratório completo onde os alunos das salas presenciais são levados pelos professores para realizarem experimentos.
8.DICAS METODOLÓGICAS
8.1.Além do atendimento, orientação e avaliação, cabe ao professor estimular o aluno à continuidade dos estudos.
8.2.Cultivar boas relações interpessoais e sociais, tornando o ambiente agradável, norteado pela convivência pacífica e respeitosa entre todos os membros da comunidade escolar.
8.3.Quanto à avaliação, consideramos:
O aluno só poderá fazer por dia, duas avaliações de disciplinas diferentes. Para eliminar o módulo, poderá fazer quantas avaliações forem necessárias até que em uma delas atinja a média 70 pontos. Porém, se ele atingir menos de 50 pontos, só poderá fazer nova avaliação após 48 horas; se atingiu entre 50 e 69 pontos, poderá fazer nova avaliação após 24 horas. Vale ressaltar que só fará a avaliação mediante a resolução das atividades do módulo e ou atividades complementares.
8.4.Acolher o aluno jovem e adulto valorizando seus conhecimento adquiridos, considerando sua forma de expressão, suas dúvidas e inquietações, sua realidade sócio cultural, a jornada de trabalho e as condições emocionais decorrentes da exclusão escolar.
9.NOSSO ENDEREÇO, EMAIL E BLOGS
Rua dos Expedicionários, 2991 – Centro – fone/fax (88) 3423-6970
ceja@cejalimoeiro.seduc.ce.gov.br
leiceja@gmail.com
www.cejalimoeiro.blogspot.com
www.leicejalimoeiro.blogspot.com
www.cmcejalimoeiro.blogspot.com
www.professorescejalimoeiro.blogspot.com
www.cejacienciashumanas.blogspot.com
www.cejalinguagensecodigos.blogspot.com
www.cejafisicaematematica.blogspot.com
www.cejaquimicaebiologia.blogspot.com
www.secretariacejalimoeiro.blogspot.com
segunda-feira, 18 de janeiro de 2010
quarta-feira, 13 de janeiro de 2010
QUADROS DESCRITIVOS
quarta-feira, 6 de janeiro de 2010
terça-feira, 5 de janeiro de 2010
ENCERRAMENTO DO PROGRAMA PAPI 2009

No dia 18/12/2009, encerrou-se o Programa PAPI 2009, que tinha uma turma de 15 alunos e alunas e era orientada pela professora Juliana Ferreira. A festa foi em grande estilo, com os alunos e alunas e suas respectivas madrinhas e padrinhos recebendo os certificados. estiveram presentes ao evento, o coordenador Ricardo Eugênio e a representante da SEDUC, Sandra Arruda, funcionários e professores da escola, além de pessoas da comunidade.
Houve apresentação de slides, homenagens e depoimentos incentivadores de parentes aos concludentes. No final, houve um jantar oferecido a todos os presentes. A escola parabeniza a todos os concludentes e os incentiva a continuarem seus estudos.
segunda-feira, 4 de janeiro de 2010
CONFRATERNIZAÇÃO - 2009 - SALA DE ALFABETIZAÇÃO - EDUCAÇÃO INCLUSIVA





No dia 22/12/2009, encerrou-se as aulas da sala de alfabetização - educação inclusiva - da professora Verônica Holanda e da interprete Maria Luiza. Essa sala é composta por alunos especiais (surdos) e por ouvintes. Durante as festividades, houve apresentação de uma peça musical encenada pelos surdos e pela interprete, sorteio de brindes e um jantar. O evento contou com a presença dos alunos, funcionários e professores do CEJA, além dos pais dos surdos e de outras pessoas da comunidade. Foi uma noite de muita alegria e confraternização natalina.
Assinar:
Comentários (Atom)













